O objetivo era mostrar a ponte de macarrão apenas com cola. A ponte terá que suportar o maior peso, colocada dentro de uma caixa. A massa suportada, será dividida pela massa da ponte, que será o fator. Tivemos também como objetivo de demonstrar e aprender como funciona o equilíbrio estático de um corpo, ou seja, a ponte de macarrão.
2) Descrever os materiais utilizados na construção da ponte. (Todos os materiais)
- Macarrão;
- Cola;
- Estilete;
- Pincel;
- Régua;
- Alicate.
3) Descreva em 8 passos a construção da ponte
1º- Unir cada parte da ponte, ou seja, colar os filetes de macarrão da seguinte forma:
8 pares de filetes medidos com 4cm cada;
4 grupos com 4 filetes medidos com 12cm cada;
2 grupos com 4 filetes medidos com 4cm cada;
2 grupos com 4 filetes medidos com 6cm cada, para a sustentação da ponte.
2º- Unir a estrutura, parte por parte:
1 único de 2 filetes medido com 4cm , para manter a ponte ereta;
2 filetes medido com 10cm cada, um para cada lado para a sustentação da estrutura.
3º- Passo (montagem da base):
Depois de colar 4 grupos de 4 filetes com 12cm, colar 2 um sobre o outro para montar a base de um lado, e mais 2 um sobre o outro para montar a base do outro lado, a distância da colagem de um sobre o outro será de 4cm.
4º- Passo:
Colar sobre a colagem de um sobre o outro, 1 grupo de 4 filetes, dos dois lados, em cima e embaixo, para reforçar a base.
5º- Passo:
Para unir os dois lados colar entre eles 8 grupos com dois filetes cada possuindo 4cm cada. Colando quatro em cima e quatro embaixo, conforme mostra a figura acima.
6º- Passo:
Para finalizarmos a base colaremos ao meio, entre dois lados, 2 grupos maiores com 4 filetes cada possuindo 4cm também, em cima e embaixo.
7º- Passo (estrutura):
Unir 2 pares que contém 2 filetes cada par com 10cm cada, colá-lo uma ponta na base e a outra uma no outro par, ligando-os. Faça isso com as duas laterais da ponte.
8º- Passo (sustentação da ponte):
Em cima da estrutura ligando uma lateral na outra, para mantermos a ponte em pé colocaremos um grupo de 2 filetes que possui 4cm, colá-los entre um triângulo equilátero e outro.
Dentro dos triângulos colocar dois filetes de macarrão em cada lado, somente para dar sustentação a estrutura.
Assim finalizamos.
4) Desenhe ou fotografe o projeto final de sua ponte de forma detalhada. Indique as dimensões de todas as partes.
A base possui 20cm de comprimento e 3,5cm de largura. A estrutura possui 10cm de altura e 14cm de comprimento.
5) Faça um histórico dos projetos desenvolvidos pelo seu grupo. Caso você já venha descrevendo no blog cada projeto não precisa realizar essa etapa.
Ao longo do processo, estamos postando comentários, reuniões e fotos. E nossas reuniões, foram todas em benefícios para nossa ponte dar mais resistência no dia da competição.
6) Qual a ponte mais importante de Taubaté? Justifique sua resposta.
Ponte Seca, que liga os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, ela faz transporte de mercadoria por ferrovias. Seu nome foi dado, pois nenhum rio passa por baixo.
7) Faça uma pesquisa: Escolha uma ponte real que de alguma forma marcou época com sua engenharia avançada. Desenhe ou cole uma foto da mesma no espaço abaixo e faça uma breve descrição física dessa ponte.
A Ponte Hercílio Luz está localizada no estado brasileiro de Santa Catarina, foi construída para ligar o continente à ilha de Santa Catarina (ligando a parte continental da capital de Florianópolis, à parte insular). A parte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Herc%C3%ADlio_Luz
8) Características da ponte
Massa da ponte= 14g - Peso da ponte= 0,1372N
Massa suportada= 303g - Peso suportado= 2,9694N
FATOR= 21,64
9) Cálculo das forças dos apoios
Pp + Ps = Fa = Fb
0,14 + 3,03 = Fa = Fb
3,17/2 = Fa = Fb
Fa = Fb = 1,585N
10) Para determinar o valor das forças de apoio você utilizou duas condições. Quais são essas condições? Justifique a utilização das mesmas.
A primeira condição é que a ponte não translada (a soma das forças tem que dar zero) e a segunda condição é que a ponte não pode rotacionar (a soma dos momentos tem que dar zero). Se a ponte obedecer estas duas condições ela estará em equilíbrio, pois não estará girando e estará simétrica.
11) O resultado atingido por sua ponte foi esperado? Justifique sua resposta.
Sim, pois a ponte oficial deu quase o triplo do fator que as outras que foram testadas.
12) Qual a maior dificuldade do grupo para a construção da ponte? Justifique.
Montar a estrutura e finalizar um modelo em que a base ficasse forte.
13) Neste local faça a citação ao pelo menos 5 conceitos físicos utilizados no projeto da ponte. Além da citação explique em que momento o conceito foi utilizado.
Peso: Massa da ponte x Gravidade;
Gravidade: Puxa os pesos na caixa para baixo, forçando a ponte;
Equilíbrio Estático: A resultante de forças sobra a ponte é nula;
Ponto de Equilíbrio: O "meio" da ponte que impede que ela se quebre quando a caixa é colocada;
Normal: A base da ponte se apoiando nas mesas.
14) Conclusão final.
Na nossa ponte de macarrão, tivemos muito aprendizado, não só buscando realizar os objetivos, mas também, superamos nossos limites. Para realizá-la com sucesso, tivemos que articular nossos horários e nossa rotina, trabalhando a cada dia mais em grupo. Utilizamos os materiais solicitados e mais alguns que julgamos nos ajudar. Ficamos todas nervosas na quinta e sexta-feira antecedente a competição, pois vimos pontes de outros grupos, e por conta disso fizemos muitas pontes. Mas no sábado da competição, ficamos muito confiantes, ela superou nossas expectativas, aguentando quase o triplo do fator de outras duas pontes que testamos na semana anterior. Podemos dizer que concluímos que aprendemos bastante, pois quando fazemos as coisas com boa vontade, alcançamos nossos objetivos, e mais do que isso, aprendemos a trabalhar em grupo.








